Seminário Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional

29/11/2018 - 14h07min Portal ClicR — Jornal Regional
Anterior Próximo

O Seminário Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional e a Plenária do Colegiado Rural Centro Sul (CODETER – Centro Sul) ocorreu na última quinta-feira, 22 de novembro, e abordou assuntos como a segurança alimentar e o fortalecimento de organizações pelo desenvolvimento regional, sendo abordados através de palestras, debates, amostras de experiências e oficinas. O evento foi realizado na Paróquia Nossa Senhora das Dores e teve início às 9 horas.

Durante a parte da manhã, o palestrante Ali Baptista apresentou o tema “Hortas Circulares Biodinâmicas Comunitárias”, com enfoque naquela desenvolvida na Associação Comunitária Monte Azul, em São Paulo. Além dele, o ex-Secretário da Agricultura de Sentinela do Sul, Eduardo Munaretto, falou sobre o Processo de Implantação das Hortas na Comunidade, atividade desenvolvida no município.

Após, foi feito uma troca de experiências acerca dos Avanços e Desafios em Segurança Alimentar e Nutricional nos municípios participantes do projeto, como Camaquã, Cristal, Charqueadas e Sentinela do Sul. A tarde foi dedicada às oficinas, que incluiram Boas práticas na manipulação, produção e conservação de alimentos, PANCs (plantas alimentícias não convencionais) e a fabricação de pães.

Em paralelo às oficinas, foi realizada a Plenária da CODETER Centro Sul. Nesta, foram abordados temas como a atual situação e organização dos Colegiados Territoriais Rurais do Rio Grande do Sul, bem como o Centro Sul. Por fim, foi feita a eleição de uma coordenação provisória do colegiado, devido à falta de quórum, ficando estabelecido para a efetivação da nova formação para a próxima plenária, pré-determinada para março de 2019.