Alerta: surto de raiva bovina na região

08/10/2018 - 13h14min Secretaria da Fazenda

Semana passada, em uma propriedade nas proximidades da divisa entre Sentinela do Sul e Cerro Grande do Sul, foi comprovado um surto de raiva bovina.

A suspeita de que a doença estava presente na região já vinha há mais de um mês, mas sem sucesso para realização de testes laboratoriais, já que a amostra deve ser colhida logo após a morte do animal que poderia ter sido infectado.

A raiva bovina geralmente é transmitida pela mordida de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue). O vírus encontra-se na saliva do animal e é necessário que esta tenha contato com a ferida para a transmissão.

A morte do bovino ocorre de 4 a 8 dias após o início dos sintomas, que variam de mudança de hábito, perda da consciência, presença de espuma na saliva, andar cambaleante a paralisia nos membros anteriores e/ou posteriores.

A vacinação contra a raiva é fundamental, pois a doença pode ser transmitida ao ser humano, entretanto é necessário atentar-se que a vacina precisa de 21 dias para oferecer proteção aos animais.

Em caso de suspeita, alertar a Inspetoria Veterinária do município, localizada na Rua Augusta, 460, junto ao Espaço do Produtor, na Prefeitura Municipal, ou ligar para (51) 3679-1067 ou (51) 3679-1335.