Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
02/04/2022 Secretaria Municipal de Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

ABRIL AZUL: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO!

Lembre-se: pessoas com autismo têm sentimentos também. Seja sensível e tolerante, pois o autismo não se cura, se compreende.

Neste mês, o Abril Azul volta o olhar com o objetivo de ajudar a população a se conscientizar sobre a inclusão de pessoas com autismo. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril.
Em todo o mundo, mais de 70 milhões de pessoas são portadores de autismo, o que corresponde a cerca de 1% da população mundial, segundo dados da (ONU) Organização das Nações Unidas. No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas são autistas. O autismo é dividido em três níveis: leve, moderado e grave.
Para vocês entenderem melhor o autismo é um transtorno no desenvolvimento caracterizado pelo atraso no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e cognitivas. Os portadores dos transtornos do espectro autista podem se destacar em habilidades visuais, música, arte e matemática. O espectro pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, o autista pode ter problemas de saúde física, como sono e distúrbios gastrointestinais, e podem desenvolver problemas como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Na adolescência, pode-se desenvolver ansiedade e depressão.
Mesmo o autismo pode ser determinado apenas por um especialista, algumas reações podem ser observadas em quem tem a doença, como por exemplo: não se reconhecer pelo nome, não reclamar ao ser deixado sozinho, ter fisionomia pouco expressiva, não interagir com outras pessoas e ter comportamentos repetitivos, se notar qualquer uma dessas coisas procure o especialista para ter o diagnóstico.
Lembre-se: pessoas com autismo têm sentimentos também. Seja sensível e tolerante, pois o autismo não se cura, se compreende.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé