FEVEREIRO ROXO E LARANJA: NÓS APOIAMOS ESSA CAUSA!
Em apoio à campanha Fevereiro Roxo e Laranja, Secretaria Municipal da Saúde reforça a importância da conscientização para a prevenção, diagnóstico, combate da leucemia, combate ao lúpus, fibromialgia e Mal de Alzheimer.
Por isso, o mês de fevereiro reúne duas campanhas de conscientização.
Fevereiro Laranja ao combate à leucemia: A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem desconhecida, que tem a principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea substituindo as células sanguíneas normais.
A medula óssea, conhecida também como tutano, preenche a cavidade interna de vários ossos e o órgão de fabricação das células sanguíneas. São encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), vermelhos (hemácias) e as plaquetas. Os sintomas não são aparentes no estágio inicial e variam de acordo com o tipo de leucemia do indivíduo, mas pode incluir febre, perda de apetite e peso, dificuldade de respirar, anemia, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nos ossos ou juntas, infecções recorrentes, fraqueza e fadiga persistente.
Fevereiro Roxo que é voltado ao combate ao lúpus, fibromialgia e Mal de Alzheimer: A doença Lúpus é um distúrbio que afeta o sistema imunológico que aumenta a produção de anticorpos resultando em inflamações e lesões que podem ser na pele ou em múltiplos órgãos e tecidos. Os sintomas variam de acordo com as partes do corpo que são afetadas, incluindo febre, dor nas articulações, dificuldade para respirar, sensibilidade à luz solar, queda de cabelo, linfonodos aumentados, feridas na boca, desconforto geral (ansiedade, mal-estar).
A fibromialgia é uma doença que acomete o sistema locomotor, caracterizada pela dor muscular crônica e generalizada, é uma doença inflamatória que afeta múltiplos órgãos e tecidos como a pele, articulações e rins. Os sintomas são fadiga, febre, dor nas articulações, cansaço excessivo, ansiedade, depressão, alterações no sono e alterações de memória e atenção.
A Doença de Alzheimer é a perda progressiva da função mental, podendo se manifestar na inabilidade em conversar e interagir com o meio, ocorrendo à degeneração do tecido do cérebro, incluindo a perda de células nervosas, a acumulação da proteína beta-amiloide e o desenvolvimento de tranças neurofibrilares. É um tipo de demência, uma diminuição da função mental que afeta a memória, o pensamento, juízo e capacidade de aprender. Os sintomas provocam diversos tipos de demências como, problemas de se comunicar, mudanças de personalidade, desorientação, comportamento inapropriado e problemas ao fazer tarefas diárias de rotina.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre essas doenças, apoie a causa também. Fique atento aos sintomas e esteja sempre em dia com seus exames, pois como sempre enfatizamos: a prevenção é sempre o melhor caminho.