Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
24/06/2024 Secretaria Municipal da Educação, Turismo, Desporto e Cultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Implantação da Escola de Tempo Integral em Sentinela do Sul: Um Passo Importante para o Desenvolvimento Educacional

O Programa Escola em Tempo Integral, estabelecido pela Lei n. 14.640, de 31 de julho de 2023, é uma iniciativa nacional que visa ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola, oferecendo uma formação mais completa e integrada

Implantação da Escola de Tempo Integral em Sentinela do Sul: Um Passo Importante para o Desenvolvimento Educacional

Sentinela do Sul, um município comprometido com o avanço educacional, deu início em fevereiro de 2024 a um programa pioneiro: a Escola de Tempo Integral. A primeira instituição a adotar essa modalidade foi a Escola Pedro Schmidt, localizada na comunidade do Araçá Vencato. Esse passo representa não apenas um marco na educação local, mas também um esforço conjunto da prefeitura municipal e da secretaria de educação para melhorar significativamente a qualidade do ensino.

O Programa Escola em Tempo Integral, estabelecido pela Lei n. 14.640, de 31 de julho de 2023, é uma iniciativa nacional que visa ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola, oferecendo uma formação mais completa e integrada. Em Sentinela do Sul, essa adesão não poderia ser mais oportuna, considerando especialmente os benefícios educacionais e sociais que ela proporciona. 

Inicialmente, o programa foi implementado com 20 vagas financiadas pelo governo federal. No entanto, demonstrando um compromisso adicional com a educação integral, a prefeitura local investiu recursos próprios para ampliar o número de vagas para 23, atendendo a uma demanda crescente por essa modalidade educacional.

 O critério utilizado para selecionar as turmas contempladas baseou-se no número de matrículas por turma, priorizando os alunos dos primeiro e quarto anos, que apresentavam maior demanda. Essa decisão estratégica visa maximizar o impacto do programa, beneficiando o maior número possível de alunos desde o início.

Os alunos beneficiados pela Escola de Tempo Integral na Escola Pedro Schmidt têm a oportunidade de participar de um currículo enriquecido, que inclui também atividades pedagógicas diversificadas. Entre essas atividades destacam-se artes, língua inglesa, recreação, jogos matemáticos, educação física e música. Além disso, aulas de violão e teclado foram introduzidas, graças à aquisição de instrumentos que a secretaria de educação adquiriu por meio de recursos federais.

A nutrição adequada também é uma prioridade, com quatro refeições diárias cuidadosamente planejadas por uma nutricionista, garantindo que as necessidades nutricionais dos alunos sejam atendidas durante o dia letivo prolongado. O cardápio variado inclui uma ampla seleção de frutas, verduras e legumes frescos, muitos dos quais são provenientes de produtores locais através do programa de agricultura familiar. 

 

 Para apoiar o aprendizado digital, está prevista a chegada de Chromebook, que serão incorporados às atividades educacionais, proporcionando aos alunos acesso a recursos tecnológicos essenciais para o desenvolvimento de habilidades digitais e acadêmicas.

O programa de Escola de Tempo Integral em Sentinela do Sul está alinhado com metas educacionais tanto no âmbito nacional quanto municipal. Com planos para uma expansão progressiva, espera-se que, eventualmente, 50% das escolas municipais e 25% dos alunos sejam beneficiados por essa modalidade de ensino. Esse crescimento gradual reflete o compromisso contínuo com a educação de qualidade e a melhoria contínua do sistema educacional local.

Em resumo, a implementação da Escola de Tempo Integral em Sentinela do Sul não apenas enriquece o currículo escolar, mas também fortalece o futuro educacional das crianças do município, preparando-as melhor para os desafios do mundo moderno. Com o apoio decisivo da prefeitura e da secretaria de educação, esse programa promete ser um modelo de sucesso para outras comunidades interessadas em elevar os padrões educacionais e promover o desenvolvimento integral dos estudantes.

 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé