INFORMATIVO COVID-19
O QUE É A COVID LONGA?
São sintomas prolongados da infecção quanto complicações secundárias, é um diagnóstico impreciso, que acontece por exclusão, quando não se encontram outras justificativas para aqueles sintomas.
A duração desse quadro pode variar de quatro semanas a vários meses ou anos. As sequelas aparecem em pacientes que tiveram Covid-19 leve ou sem sintomas (assintomáticos), moderada ou grave e em todas as faixas etárias de 18 a 94 anos. Dentre os que tiveram quadro assintomático ou leve, 59% desenvolveram manifestação da Covid longa. Os principais sintomas são trombose, perdas cognitivas (confusão mental, dificuldade na fala e na concentração), fadiga ou cansaço extremo, dificuldade respiratória ao esforço leve e dores de cabeça frequentes e diárias tipo enxaqueca, dor no peito, palpitações, formigamento, depressão e ansiedade.
No grupo de não vacinados, mais de 50% apresentaram Covid longa com sequelas leves a graves e que permaneceram por pelo menos dois anos. Nos pacientes vacinados com qualquer uma das vacinas disponíveis e aprovadas no Brasil, o risco de desenvolvimento da Covid longa caiu pela metade. Nesse grupo, as sequelas tenderam a ser leves, algumas sendo resolvidas espontaneamente e outras perdurando por cerca de um ano.
A vacinação completa reduz o risco de infecções graves e de óbitos pelo Coronavírus, e também reduz a chance de desenvolvimento da Covid longa e de sequelas graves, portanto Vacine-se, Previna-se.