Hoje, grande parte da população já conhece as diversas campanhas mensais destinadas à prevenção de doenças. Porém, talvez a iniciativa Junho Laranja, que possui o objetivo de alertar sobre a anemia e a leucemia, ainda seja uma novidade para você.
Por isso, preparamos este artigo onde falaremos sobre o surgimento da ideia, as características das duas doenças do sangue em destaque, além de diversas outras informações. Siga lendo para conferir!
Há mais ou menos 10 anos, ela surgia com o propósito de alertar as pessoas para as doenças do sangue, mais especificamente a anemia e a leucemia.
As doenças do sangue, são as enfermidades que comprometem a produção dos componentes do sangue, como as hemácias (ou glóbulos vermelhos, que atuam no transporte de oxigênio no sangue), os leucócitos (ou glóbulos brancos, que protegem o organismo de infecções) e as plaquetas (responsáveis pela coagulação sanguínea), os quais são produzidos na medula óssea, no interior dos ossos.
Entre as complicações hematológicas estão anemias, linfomas, leucemias e mielomas, podendo se apresentar de forma benigna (presença de células semelhantes às que os originaram, sem capacidade de provocar metástases) ou maligna (células “agressivas”, com capacidade de infiltrar outros órgãos, formando um câncer).
A especialidade da Medicina responsável por tratar as doenças do sangue é a hematologia, sendo o médico hematologista o profissional mais capacitado para a realização de diagnósticos e tratamentos.
Apesar do Junho Laranja ser o mês de conscientização das doenças do sangue, o nosso cuidado com a saúde deve ser diário, 365 dias por ano. Manter e aumentar hábitos saudáveis é essencial para um corpo e mente saudáveis. E também não deixe de realizar exames de sangue para uma boa avaliação anual da sua saúde. Cuide-se!