No Brasil, o movimento do Novembro Azul chegou oficialmente em 2008, com apoio do Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL), considerado o criador do movimento no país.
De acordo com o Ministério da Saúde, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é através de um diagnóstico precoce. Sendo assim, é estritamente importante que todos os homens acima de 55 anos façam os exames de prevenção, mesmo sem a presença de sintomas relacionados à doença. Casos de histórico familiar, a partir dos 45 anos.
Portanto, o homem deve fazer os exames seguindo os critérios:
- se maior de 45, com fatores de risco, como histórico familiar e obesidade;
- se maior de 55 anos, fazer os exames ao menos 1 vez ao ano, independentemente de sintomas ou fatores de risco;
- se apresentar sintomas prévios, realizar os exames de biópsia, independentemente da idade.
Ao receber um diagnóstico precoce do câncer, o homem tem a oportunidade de alcançar o sucesso no tratamento da doença. Para isso, o paciente tem a opção de realizar dois tipos de exames, ambos oferecidos pelas unidades de saúde públicas e privadas.
*Exame de PSA: É um exame sorológico que mede a quantidade de PSA – Antígeno Prostático Específico presentes na próstata.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), na maioria dos homens, o nível de PSA costuma permanecer abaixo de 4 ng/ml.
Níveis altos dessa proteína podem indicar câncer de próstata e demais doenças benignas no órgão. Geralmente, esse é um exame recomendado para pacientes com sintomas prévios ou que receberam encaminhamento médico, a partir do exame de toque retal, para a realização do PSA.
*Exame de toque retal: Neste caso, consiste em um procedimento de toque nas partes posterior e laterais da próstata. O médico responsável apalpa as partes indicadas, a fim de identificar a presença de um nódulo. O exame dura, em média, 10 segundos, e é totalmente indolor, ao contrário do que muitos homens imaginam.
O toque retal é recomendado para todos os pacientes, independentemente se há, ou não, sintomas em evidência. No entanto, vale ressaltar que só ele não oferece o diagnóstico concreto da doença; é preciso que o paciente realize, em caso de apresentação de nódulo nas partes apalpadas, um exame de sangue (PSA) e biópsia para confirmação do diagnóstico. A biópsia é a única forma de confirmar o diagnóstico de câncer.
Por fim, segundo recomendações do Instituto Nacional de Câncer, em cartilha, o homem que apresentar alguns dos sintomas listados abaixo deve procurar uma unidade de saúde para a realização dos exames listados acima.
- Dificuldades ao urinar, podendo sentir dores;
- Sangue aparente na urina;
- Demora para começar e finalizar o jato de urina;
- Diminuição do jato;
- Vontade de urinar várias vezes seguidas, sem necessariamente estar com a bexiga cheia.