Durante a reunião com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), que ocorreu no dia 04 de abril, destacou-se a urgente necessidade de uma alteração no trecho da ERS 715, no trecho urbano de Sentinela do Sul.
Com o aumento do fluxo veicular previsto, devido à pavimentação asfáltica em execução, tornou-se evidente a importância desta intervenção.
A ERS 715, desempenha um papel vital como via central entre a BR116 e Cerro Grande do Sul, porém sua infraestrutura atual não está preparada para comportar o crescimento esperado do tráfego, com a migração do fluxo das estradas do Araçá e Potreiro Grande para a ERS 715, estudos indicam um aumento significativo no tráfego urbano, podendo chegar a até 70%.
Um ponto crítico identificado é a presença de uma curva de 90 graus na área central da ERS 715, o que resultará em sérias dificuldades de trafegabilidade, especialmente para veículos de grande porte como caminhões e ônibus. Diante desse cenário, propôs-se a revisão do traçado da via, buscando minimizar curvas acentuadas e implementar medidas que garantam a segurança e fluidez do tráfego.
Além de atender às demandas presentes, a modernização e adequação da infraestrutura viária contribuirão para o desenvolvimento socioeconômico da região a médio prazo, facilitando o escoamento da produção local e promovendo um ambiente mais seguro para a circulação de pessoas e bens.
Considerando a existência de um contrato vigente de pavimentação na ERS 715, solicitou-se o apoio do DAER para viabilizar essa importante intervenção, que beneficiará não apenas o município de Sentinela do Sul, mas toda a comunidade regional. Estamos à disposição para colaborar e fornecer quaisquer informações adicionais necessárias para o andamento deste pleito.