A SECRETARIA DE SAÚDE ORIENTA A POLULAÇÃO SOBRE CONSIENTIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA A NECESSIDADE DE ELIMINAÇÃO DE CRIADOUROS DE MOSQUITOS A FIM DE PRECENIR FOCOS DE INFESTAÇÃO DE DENGUE.
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.
Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno. No entanto, após o período febril deve-se ficar atento. Com o declínio da febre (entre 3° e o 7° dia do início da doença), sinais de alarme podem estar presentes e marcar o início da piora no indivíduo.
Passada a fase crítica da dengue, o paciente entra na fase de recuperação. No entanto, a doença pode progredir para formas graves que estão associadas ao extravasamento grave de plasma, hemorragias severas ou comprometimento de grave de órgãos, que podem evoluir para o óbito do indivíduo.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém indivíduos com condições preexistentes com as mulheres grávidas, lactentes, crianças (até 2 anos) e pessoas > 65 anos têm maiores riscos de desenvolver complicações pela doença.
Em caso de sintomas, procure a unidade de saude (UBS) e não tome remédios por conta própria.
A Secretaria municipal de saúde orienta a população a se manter vigilante no combate ao mosquito da Dengue. Ações preventivas devem ser adotadas, essa medidas que visam impedir epidemias futuras.
Prevenir é a melhor forma de remediar!
Evite o acúmulo de água em pneus, latas e garrafas.
Mantenha sempre fechada a tampa do reservatório de água.
Mantenha a tampa do lixo sempre fechada também.
Preencha os pratinhos ou os vasos de planta com areia.
Mobilize seus vizinhos e sua comunidade para ajudar a combater o mosquito transmissor da dengue.
Dúvidas entre em contato com a Secretaria de Saúde:
Telefone (51) 3679-1019 / (51) 3679-1261